Joaninhas
Charmosa, simpática e útil. O mundo considera a bem-amada joaninha a rainha dos insetos, portadora de boa sorte e até casamenteira. Na agricultura, é uma 'pequena grande' aliada do homem, altamente eficiente no combate às pragas de frutas e verduras.
"Joaninha, voa, voa, que o teu pai está em Lisboa...". Esse versinho é parte de uma cantiga bastante popular entre os portugueses. E é só um entre dezenas: muitas outras cantigas, em muitos outros países, também homenageiam essa 'besourinha', considerada portadora de boa sorte. Não seria exagero dizer que nove entre dez pessoas no mundo têm uma certa simpatia pelas joaninhas.
Uma lista de nomes simpáticos confirma, em várias línguas, a boa imagem das joaninhas.
Elas são mariquitas, na Espanha,bête a Dieu (bichos de Deus), na França; Marienkafer (besouro de Maria), na Alemanha, e Ladybird (ave da Senhora) ou Ladybug (inseto da Senhora), nos Estados Unidos e na Inglaterra, sendo que, neste caso, o termo Lady, como na Alemanha, também se refere à Nossa Senhora, a Virgem Maria dos cristãos
Para livrar suas plantações de um intenso ataque de pragas, os camponeses rezaram para a Virgem Maria, rogando pela salvação. Então surgiram as joaninhas, combateram as pragas, equilibraram a produção. E os camponeses passaram a chamar o inseto de the beetle of Our Lady ou 'o besouro de Nossa Senhora'.
LENDAS E CRENÇAS PELO MUNDO
Quase todas as culturas das regiões onde ocorrem joaninhas atribuem ao pequeno besouro uma aura de sorte. Conheça algumas das lendas e crenças a elas associadas:
Se uma joaninha é mantida na mão enquanto se faz um desejo, a direção para a qual ela voar, em seguida, é onde se deve tentar a sorte.
Se uma joaninha tem mais de sete pintas, trará fome, se forem menos de sete, a colheita será boa.
Se na primavera há muitas joaninhas voando, a colheita daquele ano será boa (Estados Unidos).
Se uma joaninha andar pela mão de uma jovem, ela se casará naquele ano (Bélgica).
As joaninhas levam os bebês para seus pais (Suíça)
As joaninhas podem entender a fala humana, pois foram abençoadas por Deus (Ásia).
Parte do texto,tirei daqui,se quizer saber mais é só clicar.
Um comentário:
E vivam as joaninhas!! Por isso gostamos tanto delas, está no inconsciente coletivo!
Beijoca
Postar um comentário