Bicicletas
História, invenções e evolução :
Documentos históricos guardados no Museu de Madrid mostram projetos de uma bicicleta do grande inventor italiano Leonardo da Vinci. Estes projetos, elaborados no século XV, não foram executados.
A mais antiga das bicicletas foi chamada em seu país de origem, a França, de “cavalinho-de-pau”. Este importante meio de transporte surgiu na cidade de Paris em 1818. Esta primeira versão não possuía pedais e provocava muito cansaço em que andava com ela.
O conde Sivrac da França idealiza em 1790,o celerífero, que era um veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma viga de madeira com a forma baseada no cavalo.e acionado por impulso alternado dos pés sobre o chão, em constantes solavancos.
Por volta de 1816 o barão alemão Karl Friedrich Christian Ludwig Drais von Sauerbronn melhorou o celifero ao colocar um mecanismo rotacional nas rodas da frente em forma de U que ficou conhecido posteriormrntr como guidão e um assento (selim).O novo veiculo passou s ser chamado de Draisiana, nome do seu inventor.
Dois anos depois o barão fez sucesso em Paris, ao desfilar com o seu invento nos jardins de Luxemburgo. E até ficaram famosas corridas de draisianas na França nessa epoca. Alem de ser muito pesada pois era construida com uma liga de antimonio e desconfortável de manusear, a draisiana, mesmo de solavancos em solavancos, foi a primeira bicicleta de fato.
Para demonstrar a eficiencia do seu novo transporte, Mcmillan fez uma viagem de 226 kms de sua cidade até Glasgow. Estava criada a base funcional das bicicletas futuras.
Em 1855, o francês Ernest Michaux desenvolveu um veiculo de duas rodas traseiras e uma dianteira, e no seu eixo colocou um novo elemento, o pedal.
O novo veiculo conhecido como velocípede, palavra oriunda do latim, que siginifca “velocidade movida pelos pés”. O triciclo como passou a ser chamado, pode ser considerado como o primeiro veiculo movido pela energia humana, por causa de uma inovação primordial: o pedal.
Do velocipede, o pedal foi adaptado na roda da frente de uma bicicleta derivada das anteriores. Devido a impulsão ser na roda frente, ele teria que ser maior e surgiu a Michaulina, por volta de 1860.
Na França foram criadas as primeiras ciclovias em 1862 para que os velocípedes não se misturassem com as charretes e carroças.
No mesmo ano Ernest Michaux consegue fabricar 143 unidades em doze meses, sendo considerado o primeiro fabricante oficial de bicicletas. E em 1875, Michaux funda a primeira industria para produção em série de bicicletas, mas agora com um novo dispositivo, a transmissão desenvolvida por Pierre Lallemert. Era um mecanismo de pedivela giratório e pedais fixados no cubo da roda dianteira. Era a primeira bicicleta mecanicamente dita.
Entre 1870 e 1875, surgiu na Inglaterra a estranha bicicleta Grand Bi, tinha uma grande roda dianteira(2,5 mts. de diametro), era toda de ferro e como novidade tecnologica os raios formados por finos , mas fortes arames.
Era de dificil dirigibilidade e de estrutura formal totalmente diferente até então.
Em 1879 o inglês Harry John Lawson introduziu o mecanismo comum em todas as bicicletas, a corrente de transmissão colocada no eixo da roda traseira e os pedais no centro do quadro estrutural. O também inglês Thomas Humber inventa em 1880 o quadro de quatro tubos. A estrutura formal e funcional no Design das bicicletas se estabelecia.
A primeira bicicleta segura foi desenvolvida pelo inglês John Starley em 1885, contando com todas as inovações anteriores e mais o freio.
Em 1888, para completar a segurança e a dirigibilidade da bicicleta o circulo maciço de borracha que cobria as rodas, foi substituido pelo pneu a ar de John Dunlop junto com os raios de arame rígidos de ferro.
O ciclo de criação da bicicleta terminara e um novo começava, o da fabricação em serie. A partir da bicicleta segura de 1885, começou a era do aperfeiçoamento continuo, da introdução de novas tecnologias e da mudança no uso.
A EVOLUÇÃO FORMAL E FUNCIONAL DA BIKE
2 comentários:
Hahahahaha, gostei daquela e nome celerífero...que precisava impulsionar e parar com os pés...parece o carro dos Flintstones...hahaha ...amei!
O quadro com as ancestrais da nossa bike , levíssima, moderníssima e até motorizada, é muito interessante.
Tem bailarinas no blog, é procê, também...rs
Boa tarde, beijoca.
Demais!
Amiga,passa lá no blog,tem uma coisinha lá pra vc.
Beijos.
http://arteinfantil-elartes.blogspot.com/
Postar um comentário