sexta-feira, 9 de março de 2012

Como Surgiu o Vidro


A história da descoberta do vidro é bem antiga , e os primeiros registros datam de 5000 a.C. ; quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira - na beira da praia - sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio ( que serviam para segurar suas panelas).
 O fogo , aliado à areia e a o nitrato de sódio , originou , pela primeira vez acredita-se , um líquido transparente , o vidro.


Posteriormente, 100 a.C. , os romanos já produziam vidro por técnicas de sopro em moldes , para confeccionar suas "janelas".



Entre 500 e 600 d.C , um novo método possibilitou a execução do vidro plano , por sopro de uma esfera e sua sucessiva ampliação
por rotação em forno ( até o século XIX , a maior parte da
 produção de vidro foi feita por esse sistema ).


Por volta de 1300, o vidro moldado à rolo foi introduzido em Veneza (técnica vinda do Oriente , através das Cruzadas).
 Assim a ilha de Murano notabilizou-se e especializou-se na produção artística do vidro , tendo aparecido nesta época o cristal.



Ainda nesta data, descobre-se um novo processo: por sopro de cilindros (que foi revolucionária para a produção de vidros planos).
Por ação simultânea de sopro e força centrípeta, originária da movimentação do cano , obtinha-se um cilindro (50 cm de diâmetro por até três metros de comprimento) ; que depois era colocado em um forno ("estendeira") e deixado para estender.



Da Idade Média em diante , a fabricação do vidro tem sido um assunto de peritos guardado com ciúmes contra restrições familiares e espionagem industrial.

Pinned Image

2 comentários:

chica disse...

Já vi algumas vezes a confecção de vidros e é lindo!!!beijos,chica e um ótimo fds!

Anônimo disse...

Que legal... Eu sabia que o vidro tinha como matéria prima a areia, mas não sabia de que forma era feito.

Muito bom ,Pati!!

Beijos Charmosos :**

Ótimo final de semana!

diario-decidimudar.blogspot.com