terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Tragetória do Casamento ao Enfim Sós



Ritos e Costumes


 A cerimônia de casamento,com noiva e culto religioso,nasceu na Roma antiga.Não se sabe bem em que ano,mas vêm de lá as primeiras noticias de mulheres vestirem-se especialmente para essa ocasião.


Vestido de noiva
O primeiro vestido branco foi adoptado em Inglaterra pela Rainha Vitória, no século XIX, quando se casou com o seu primo, o príncipe Albert. Uma vez que naquela época era impensável um homem pedir uma rainha em casamento, o pedido foi feito pela noiva.

Minha Avó
( 24 de janeiro de 1929 )


Minha Mãe
( 16 de junho de 1957 )


Eu
( 6 de setembro de 1986 )


Ramo da noiva
O bouquet da noiva tem origem medieval. Nesta época, as mulheres levavam ervas aromáticas para afugentar os maus espíritos. Pouco a pouco, o ramo da noiva tornou-se um hábito em todos os casamentos e, com a passagem do tempo, acrescentaram-se significados às diferentes flores.




Véu da noiva
O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia. Os gregos acreditavam que a noiva, ao cobrir o rosto, ficava protegida do mau-olhado das mulheres e da cobiça dos homens. Tinha ainda um significado especial para a mulher: separava a vida de solteira da vida de casada e futura mãe.



Grinalda
O uso da grinalda permite que a noiva se distinga dos convidados, fazendo com que se pareça com uma rainha. Tradicionalmente, quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e de riqueza.


O Meu

Posição dos noivos no altar
A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem a sua origem nos anglo-saxões. O noivo, temendo a tentativa de rapto da noiva, deixava sempre o braço direito livre para tirar a sua espada.


Alianças

A aliança representa um circulo, ou seja, uma ligação perfeita entre o casal. O círculo representava para os Egípcios a eternidade, tal como o amor, que deveria durar para sempre. Os Gregos, após a celebração do casamento, utilizavam anéis de íman no dedo anelar da mão esquerda, acreditando que por esse dedo passa uma veia que vai directa ao coração. Mais tarde, os Romanos adoptaram também esse costume, que se manteve até aos dias de hoje.




Lançamento do arroz

Tem origem asiática, onde o arroz é sinónimo de prosperidade. A tradição de atirar grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimónia nupcial, teve origem na China, onde um Mandarim quis mostrar a sua riqueza, fazendo com que o casamento da sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz. Hoje atiramos arroz aos noivos à saída da igreja como sinónimo de fertilidade, felicidade e prosperidade.



A foto acima é do fotógrafo Gerson Paes de Barros Schwenck

Bolo de Casamento
Este costume vem desde o tempo dos romanos. O bolo da noiva é, desde há séculos, um símbolo de boa sorte e de festividade. No tempo dos Romanos, a noiva comia um pedaço de bolo, e exprimia o desejo de que nunca lhes faltasse o essencial para viverem. Actualmente, o corte do bolo constitui um dos momentos mais marcantes da festa. O noivo pousa as mãos sobre as da noiva para segurar a faca, procedendo juntos ao primeiro corte do bolo, simbolizando partilha e união. Segue-se a distribuição de fatias pelos convidados.




O meu bolo foi bem simples,
apenas um ramo de orquídeas.

Detalhe: O meu bolo foi feito pela minha mãe ,primas e umas tias,inclusive a decoração.
Na foto,não dá pra ver,mas em cima do tulê,minha mãe,colocou a renda que minha
avó usou na cabeça,no dia do seu casamento.



Lua-de-Mel

O termo lua-de-mel vem do tempo em que o casamento era um rapto, muitas vezes contra a vontade da rapariga. O homem apaixonado raptava a mulher e escondia-a durante um mês (de uma lua cheia até à outra) num lugar afastado. Durante esse período, tomavam uma bebida fermentada, à base de mel, que devia durar 28 dias, o tempo do mês lunar. A lua-de-mel, tal como a conhecemos hoje, tem origens nos hábitos ingleses do século XIX. O recém-casado passava uma época no campo para se libertar das obrigações sociais.








A minha Lua-de-Mel foi em Tiradentes
e essa foi a pousada que fiquei,linda,né?!




Um comentário:

Cláudia disse...

Amei, amei, amei!!! Que pesquisa, que cuidado ao revelar a sua história comparada à história do casamento...Os vestidos, lindos, as noivas encantadoras...a pousada onde vc passou a lua de mel, ainda existe, em Tiradentes, reconheci pela arquitetura marcante, em estilo colonial mineiro. Agora, quando passar por lá, terei mais um motivo ao parar para observá-la...minha amiga passou por aqui...
Bjo