terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tudo que você queria saber sobre Casar



Casamento



Casamento ou matrimónio (Português europeu)/matrimônio (Português brasileiro) é o vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, cuja representação arquetípica é a coabitação, embora possa ser visto por muitos como um contrato.[1]




Pré - História

No período Paleolítico,a Idade da Pedra Lascada,os machos dominantes se casavam com várias mulheres,seguindo o comportamento de animais polígamos.
Já no período Neolítico,a Idade da Pedra Polida,a monogamia passa a ser predominante.Nessa época, os homens passaram a domesticar os animais.
Observando o estilo de vida dos bichos e o papel do macho na procriação,os homens passaram à monogamia.



O Casamento em Roma

Não existia em Atenas uma idade mínima legal para casar. As jovens atenienses casavam entre os 14 e os 18 anos, enquanto que os homens por volta dos 30 anos. Era relativamente comum o casamento entre primos, entre um tio e a sua sobrinha, ou até mesmo entre meios-irmãos (desde que estes não tivessem o mesmo pai).
O casamento era antecedido pela cerimónia do noivado (enguesis), que era sempre uma negociação entre o pai da jovem (ou o seu tutor) e o noivo e que poderia ter lugar vários anos antes da concretização do casamento.
Não era necessária a presença de sacerdotes na cerimónia do casamento. O período preferido para a realização de casamentos era o mês de Gamalion (Janeiro/Fevereiro).

Vários ritos do casamento romano foram legados ao mundo ocidental contemporâneo, como a existência de um anel de noivado, do véu de noiva, a união das mãos direitas dos nubentes ou ainda o acto de levar ao colo a noiva para dentro da habitação.

       


No Egito


As mulheres egípcias casavam entre os 12 e os 14 anos, enquanto que os homens o fariam por volta dos 16, 17 anos. Estas idades podem parecer demasiado precoces, mas é necessário ter em conta a baixa esperança de vida que existia no Egipto nesta época.
A aprovação paterna era condição obrigatória para a realização do casamento, sendo concedida após as negociações com a família do pretendente. O noivado concretizava-se com a troca de presentes entre as famílias.



 Na Idade Média

Durante a Idade Média,as mulheres perderam terreno e escolher o noivo passou a ser uma questão de familia.O casamento da época era decidido quando a menina tinha entre três e cinco anos.Nesse periodo,onoivado tornou-se mais importantereunindo na igreja,além dos noivos,pais e convidados,para troca de alianças em ofício religioso.

          


 Mas,foi na Inglaterra,que a rainha Vitoria,ousada para seu tempo,
inaugurou o casamento por amor e de branco.


a rainha). Ele aceitou. Foi a primeira vez que se teve notícias de alguém casar por am

Nenhum comentário: